Saúde monitora casos de doenças diarreicas e alerta para a prevenção
As altas temperaturas, típicas do verão, e o aumento no fluxo de pessoas, especialmente nas cidades litorâneas, faz com que os casos de doenças diarreicas agudas sejam mais frequentes nesta época do ano. Elas são caracterizadas por episódios de diarreia e podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal.
As doenças diarreicas agudas (DDA) podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos, sendo os mais comuns o rotavírus, o norovírus e a bactéria Escherichia coli. Alguns comportamentos que contribuem são: ingestão de água, gelo ou de alimentos contaminados, de procedência desconhecida; consumo de carnes, pescados e/ou marisco crus ou malcozidos; alimentos sem conservação necessária; banhos em águas de praias impróprias/poluídas; contato direto com uma pessoa doente; e falta de higiene, como a lavagem frequente das mãos.
De forma geral, os casos são leves e podem durar até 14 dias. No entanto, em crianças e idosos pode ocorrer uma desidratação grave. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e, caso não ocorra melhora do paciente ou ele apresente complicações no quadro, o atendimento médico deve ser procurado imediatamente.
Secom
Últimas notícias
Verão será marcado por temperaturas acima da média em SC
Vocalista da Banda Nave Som faz postagem após acidente com Van na SC-390
Veículos apreendidos no Oeste serão leiloados pela PRF
Confira como foi a votação dos candidatos a vereadores em Catanduvas
Confira os prefeitos e vereadores eleitos na AMMOC