Apagão nacional deixa cidades sem energia em SC e outros estados

Centenas de municípios do Brasil ficaram sem luz na manhã desta terça-feira


Por Catanduvas Online

15/08/2023 16:23



img


Um apagão nacional deixou centenas de municípios sem energia elétrica na manhã desta terça-feira, dia 15, em todo o Brasil. Santa Catarina foi um dos estados afetados, com dezenas de cidades sem luz.

 

De acordo com a Celesc, a distribuição foi completamente reestabelecida pouco depois das 9 horas da manhã, mas no painel de monitoramento da empresa, mais de 5.603 mil unidades consumidoras apareciam com desligamentos acidentais até as 12h51.

 

A Equatorial Energia informou que o problema foi causado por "Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) nível 3 no Sistema Interligado Nacional, sob a responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)".

Conforme a empresa, o "Erac é uma proteção da rede básica para restringir a perda de carga no sistema, mediante um a ocorrência de uma perturbação severa no Sistema Interligado Nacional".

 

Além de Santa Catarina, há relatos de falta de energia no Distrito Federal e em outros 21 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

 

Causas

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse em nota que "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos".

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) também divulgou em nota que "a equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente".

 


MEPITA ?>

 

Oeste Mais