Apagão nacional deixa cidades sem energia em SC e outros estados
Centenas de municÃpios do Brasil ficaram sem luz na manhã desta terça-feira
Um apagão nacional deixou centenas de municípios sem energia elétrica na manhã desta terça-feira, dia 15, em todo o Brasil. Santa Catarina foi um dos estados afetados, com dezenas de cidades sem luz.
De acordo com a Celesc, a distribuição foi completamente reestabelecida pouco depois das 9 horas da manhã, mas no painel de monitoramento da empresa, mais de 5.603 mil unidades consumidoras apareciam com desligamentos acidentais até as 12h51.
A Equatorial Energia informou que o problema foi causado por "Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) nível 3 no Sistema Interligado Nacional, sob a responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)".
Conforme a empresa, o "Erac é uma proteção da rede básica para restringir a perda de carga no sistema, mediante um a ocorrência de uma perturbação severa no Sistema Interligado Nacional".
Além de Santa Catarina, há relatos de falta de energia no Distrito Federal e em outros 21 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Causas
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse em nota que "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos".
O Ministério de Minas e Energia (MME) também divulgou em nota que "a equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente".
Oeste Mais
Últimas notícias
Verão será marcado por temperaturas acima da média em SC
Vocalista da Banda Nave Som faz postagem após acidente com Van na SC-390
Veículos apreendidos no Oeste serão leiloados pela PRF
Confira como foi a votação dos candidatos a vereadores em Catanduvas
Confira os prefeitos e vereadores eleitos na AMMOC