Campanha alerta sobre golpes em doações às vítimas das enchentes RS e de SC
Criminosos estão se aproveitando da solidariedade para alterar a chave Pix de instituições.
Imagem meramente ilustrativa
Com a situação de calamidade e enchentes nos municípios dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sociedade, agentes públicos e privados têm se mobilizado para arrecadar e enviar doações em amparo à população afetada. Entretanto, há relatos de que criminosos estão se aproveitando dessa solidariedade para aplicar golpes, alterando a chave Pix quando propagam campanhas de órgãos, instituições e empresas, por exemplo.
Nesta quarta-feira, dia 15, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o início de uma campanha emergencial do movimento #FiqueEsperto, para alertar sobre os cuidados que se deve ter ao realizar doações às vítimas, orientando que, antes da doação, sejam verificados os dados bancários do destinatário, nos canais oficiais dos organizadores.
A mensagem será enviada via SMS pelas prestadoras de telefonia móvel à população e será divulgada nas redes sociais da Anatel (Facebook, LinkedIn, X e no Instagram) e dos parceiros da iniciativa.
A campanha ocorrerá em complemento às divulgações já iniciadas no início de maio, que tratam dos cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos e serviços (telemarketing); ao receber solicitações por meio de mensagens de texto enviadas por números desconhecidos; e ao entrar em contato com canais de atendimento indicados em mensagens de texto ou ligações.
Oeste Mais
Últimas notícias
Verão será marcado por temperaturas acima da média em SC
Vocalista da Banda Nave Som faz postagem após acidente com Van na SC-390
Veículos apreendidos no Oeste serão leiloados pela PRF
Confira como foi a votação dos candidatos a vereadores em Catanduvas
Confira os prefeitos e vereadores eleitos na AMMOC