Igreja no Brasil celebra Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro
O objetivo é suscitar nas consciências, nas famÃlias e na sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.
A Igreja católica no Brasil realiza, entre os dias 1 e 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida, cujo objetivo é celebrar a vida da pessoa humana, desde sua concepção até a morte natural, ademais, a comemoração termina no dia 8, com a celebração do Dia do Nascituro, informa a nota divulgada hoje pela CNBB na sua página oficial.
Para que a promoção da vida seja posta em prática, é necessário dar impulso a algumas ações. Algumas delas estão propostas no subsídio Hora da Vida, preparado pela CNPF, o Movimento Brasil Sem Aborto e o grupo Promotores da Vida. O material sugere às famílias o atendimento ao chamado do papa Francisco para uma Igreja em saída com visitas a gestantes; procura por serviços de acolhida e auxílio a mulheres grávidas que pensam em abortar; aproximação e acompanhamento a mulheres que já abortaram num trajeto de encontro com a Misericórdia Divina; e ajuda aos marginalizados na restauração de suas histórias.
Celebrações e Orações
Podem ser realizadas visitas a locais como asilos, orfanatos, hospitais e maternidades com celebrações da vida e sobre o nascituro. Nas missas, poderão ser oferecidas bênçãos às gestantes, as homilias podem abordar a valorização da vida e, ao final, partilhas de testemunho. As comunidades ainda podem promover vigílias de oração pela vida, além de utilizar o subsídio Hora da Vida 2017.
Formação
Nas escolas e universidades podem ser oferecidas palestras e debates sobre a valorização da vida. O tema também pode ser levado a encontros de namorados e noivos, assim como aos jovens e adolescentes da catequese de Crisma com teatros, oficinas e debates. Podem ser incentivados ainda círculos de estudo, filmes e encenações sobre a vida humana. Neste sentido, podem ser criadas e incentivadas as Comissões de Bioética.
Políticas Públicas
As empresas podem ser incentivadas a implementar ações em defesa da Vida e do Nascituro, como programas de Saúde Materna. Os agentes pastorais, podem incentivar agentes públicos como vereadores, prefeitos, deputados e governadores a promoverem leis e políticas em favor da Vida e da Saúde Pública.
A Comissão Vida e Família da CNBB destaca que: “A atividade da Semana Nacional da Vida e do Dia do Nascituro é uma feliz iniciativa da Igreja. Busca ecoar na consciência, não só dos católicos, mas também de todos os homens e mulheres de nossa sociedade, o quão é necessário criar uma cultura da vida numa realidade que, muitas vezes, passou a considerar certas condições humanas como descartáveis”.
Em vários municípios do Brasil o Dia do Nascituro também foi instituído por Lei Municipal, fazendo parte do calendário de comemorações oficiais dos Municípios.
Últimas notícias
Verão será marcado por temperaturas acima da média em SC
Vocalista da Banda Nave Som faz postagem após acidente com Van na SC-390
Veículos apreendidos no Oeste serão leiloados pela PRF
Confira como foi a votação dos candidatos a vereadores em Catanduvas
Confira os prefeitos e vereadores eleitos na AMMOC