Igreja Luterana congregação Cristo Redentor de Catanduvas realiza show com Carlos Magrão

Evento acontece na próxima sexta-feira (13), com entrada gratuita.


Por Catanduvas Online

12/10/2017 21:49



img


 Este ano a Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB, a congregação Cristo Redentor de Catanduvas, junto com as demais igrejas protestantes, celebram no dia 31 de outubro deste ano, os 500 anos da Reforma Luterana, que foi liderada por Martinho Lutero.

Para lembrar essa data tão especial para os luteranos um grande evento de comemoração vai se realizar nesta sexta-feira dia 13 de outubro o SHOW GOSPEL DO CANTOR CARLOS MAGRÃO.

O evento é alusivo aos 500 anos da Reforma Luterana apoiado pela Igreja Luterana em Catanduvas “Paróquia Cristo Redentor” e do Colégio Luterano Santíssima Trindade – unidade de Catanduvas.

            “Teremos neste dia apresentação cultural dos alunos do nosso colégio, bem como amostra de trabalhos. Iremos divulgar um pouco mais sobre o que foi a reforma Luterana e logo mais teremos o Show Gospel do cantor Carlos Magrão o tão conhecido pela dupla Oswaldir e Carlos Magrão. Ele irá cantar algumas músicas cristãs, para juntos louvarmos ao nosso Deus e pai”, ressaltou o Pastor Remi Dilson Ritzel .

A ideia de trazer o Cantor Carlos Magrão, segundo o Pastor, é por que o cantor é membro da Igreja IELB em Passo Fundo e há alguns anos iniciou um trabalho de evangelização com canções gospel.

            O Evento será no dia 13 de outubro (sexta-feira) no centro de Eventos de Catanduvas a partir das 19h30min, e a entrada é gratuita.

                               

Conforme o Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, congregação Cristo Redentor de Catanduvas, Remi Dilson Ritzel segue o que foi a Reforma, características e causas:

O que foi a Reforma e suas principais características?

Reforma Luterana foi um movimento religioso culminado no início do século XVI, na Alemanha, liderada pelo o monge Agostiniano Martinho Lutero, que através da publicação de suas 95 teses em 31 de outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Winttenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja da época, propondo uma reforma na igreja.  Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como as 3 solas: Somente pela Graça, Somente pela fé e Somente pela Escritura.

A igreja da época teve seu poder político e espiritual contestado. Num momento em que várias mudanças sociais, econômicas e culturais ocorriam na Europa, o poder da Igreja já não representava os anseios, principalmente, da nobreza e da emergente burguesia. Membros da própria Igreja, como o monge e professor Martinho Lutero, propuseram uma ampla reforma religiosa, que deu origem às então religiões protestantes.

Principais causas da Reforma Luterana

- Lutero era contrário à venda de indulgência praticada pela Igreja. De acordo com esta prática, bastava pagar à Igreja para se livrar dos pecados. A venda de indulgências, foi uma doutrina não bíblica, inventada pela igreja como recurso usado para angariar fundos para a construção da Basílica de São Pedro. Lutero foi contra também, neste sentido, da doutrina não bíblica do Purgatório, que seria um lugar que os mortos ficariam por algum tempo, onde que se teria que encomendar missas e orações para que se tirasse a pessoa desse lugar e em arrependimento, poderia alcançar o céu. Esta doutrina foi inventada, já que não é bíblica, para que se pudesse arrecadar fundos para a igreja.

Outras causas foram:

- Centralização do poder nas mãos do papa, assim como a concentração de terras.

- Descontentamento da nobreza alemã com o poder político da Igreja.

- Crise institucional e moral pela qual passava a Igreja naquele momento.

As 95 teses de Lutero

Em 1517, Lutero fixou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Estas teses criticavam a venda de indulgências, questionava o poder papal e algumas práticas da igreja, além de propor uma ampla reforma religiosa. Estas teses circularam pela Alemanha conquistando, principalmente, a simpatia de nobres (principes e senhores feudais).

Em 1520, o papa Leão X exigiu a retratação de Lutero. Este, não somente não se retratou retratou, como queimou em praça pública o documento papal. Foi excomungado e considerado herege. Protegido pelo príncipe da Saxônia se refugiou no castelo de Wartburg. Neste local, passou a traduzir a Bíblia para a língua alemã.

 

Princípios religiosos da Doutrina Luterana

Em 1530, Lutero divulgou os principais princípios da doutrina da nova igreja que estava surgindo, a então chamada Igreja Luterana:

- Salvação pela fé;

- Presença da verdade somente na Bíblia;

- Extinção do clero regular (ordens religiosas);

- Livre interpretação da Bíblia, sem a necessidade de pregadores, padres ou outros intermediários;

- Eliminação de tradições e rituais nos cultos religiosos;

- Fim do celibato (proibição do casamento de padres, por exemplo);

- Proibição do uso de imagens nas igrejas;

- Uso do alemão nos cultos religiosos (não mais o latim como única língua);

- Santa Ceia e batismo como únicos sacramentos válidos.

O lema da Reforma Luterana vem do texto bíblico de Romanos 1.17: “A justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: O Justo viverá por fé.”