Câncer de Mama é tema de palestra no Hust
A partir dos 40 anos, toda mulher tem direito a uma mamografia anual no Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta quarta-feira (11), colaboradoras do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) receberam informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O médico ginecologista Márcio Tomasi falou a elas dentro da programação da campanha Outubro Rosa, que este ano traz como lema Seu direito é a nossa luta.
De acordo com o médico, é importante que as colaboradoras do hospital estejam por dentro do assunto porque as pessoas com quem convivem acabam tendo-as como referência, por estarem dentro de um ambiente hospitalar. Então, é importante terem acesso à estas informações.
- A partir dos 40 anos, toda mulher tem direito a uma mamografia anual no Sistema Único de Saúde (SUS). Isto está na constituição de 1988. Portanto, a mulher deve fazer este exame, que pode diagnosticar o câncer ainda em estágio inicial – informa Tomasi.
Mas o que é o câncer de mama? De acordo com Márcio, é um nódulo, que é uma célula com alteração genética que tira a energia do corpo para poder se reproduzir. Por isso é importante que a mulher faça regularmente o autoexame, apalpando a sua mama em todos os sentidos. Inclusive na região das axilas, na parte de baixo e de cima dos seios e também nos mamilos.
- O autoexame deve ser feito uma semana depois da menstruação. E, as mulheres que já estão na menopausa podem escolher um dia do mês para fazer sempre – conscientiza o médico.
São fatores de risco para o câncer: histórico familiar, obesidade, alimentação, primeira gestação tardia depois dos 35 anos) e menopausa tardia (depois dos 55 anos). Por isso é importante fazer exercícios físicos regularmente, além de manter uma dieta equilibrada.
O ginecologista explicou também os tipos de tratamento que existem para o câncer: a quimioterapia, a radioterapia, a hormônio-terapia e a terapia-alvo.
- A mulher não precisa sofrer antes de começar o tratamento porque vai perder o cabelo. Tem que pensar que é só uma etapa do tratamento. A radioterapia deixa a pele escura, logo na aplicação, mas logo a pele volta à cor normal. A hormônio-terapia é aplicada depois de retirado o câncer, por até 10 anos. Já a terapia-alvo é uma forma de atingir somente a célula doente – mostra Márcio.
O Diretor Geral do HUST, professor Alciomar Antonio Marin considera momentos como este muito importantes. E lembra às colaboradoras, no final da palestra, que é muito importante a humanização no tratamento com as pessoas dentro do hospital.
Últimas notícias
Verão será marcado por temperaturas acima da média em SC
Vocalista da Banda Nave Som faz postagem após acidente com Van na SC-390
Veículos apreendidos no Oeste serão leiloados pela PRF
Confira como foi a votação dos candidatos a vereadores em Catanduvas
Confira os prefeitos e vereadores eleitos na AMMOC