Hospital de Catanduvas poderá ser terceirizado
Audiência Pública realizada nesta sexta-feira transcorreu de forma positiva
A Terceirização do Hospital Municipal de Catanduvas é um assunto recorrente e vem há anos sendo cogitado.
A população é quem sofre, por vezes, não estando satisfeito com o atendimento disponibilizado pelos poucos recursos que os profissionais dispõem, porém, na audiência pública que aconteceu na noite de sexta-feira (24), nas dependências da Câmara de Vereadores, ficou muito claro aos presentes que o desejo de todos é que se tenha no município um atendimento de boa qualidade para a população, que haja recursos para exames básicos de baixa complexidade que normalmente são disponibilizados pelo SUS, mas, que os pacientes normalmente estão tendo que se deslocar para Joaçaba para realizá-los.
A Secretária de Saúde Vanessa Funez, ressaltou a importância do momento e agradeceu por ter a casa lotada por profissionais da área da saúde, gestores públicos, vereadores e população, todos com um objetivo em comum, encontrar uma solução para que o município possa oferecer a população um serviço de maior qualidade e com maior estrutura tanto para os pacientes quanto para os profissionais.
Vereadores presentes destacaram que estão juntos nesse projeto, porém, se a terceirização for a melhor opção, ressaltaram a importância de que tudo seja feito com muita clareza, pensando no bem estar da população; Eles se disponibilizaram para contribuir e encontrarem um resultado que seja positivo para todos.
A Secretária de Saúde juntamente com a administração explanou três pontos aos presentes e abriu espaço para questionamentos e sugestões.
As opções apresentadas foram:
-Manter o hospital da forma como está;
-Investir em um Pronto Atendimento de maior qualidade ou;
- Terceirização do Hospital
A maioria dos presentes optou pela terceirização, projeto que já está sendo estudado e que já despertou interesse de Instituições como São Camilo e Instituto Sante.
A decisão ainda será analisada por profissionais juntamente com a assessoria jurídica do município. Se a terceirização vir a ser aprovada no decorrer dos próximos meses, uma nova audiência pública deverá acontecer e um Edital será elaborado com requisitos que a empresa terá que cumprir e que garanta a população um atendimento de qualidade. Dentre os vários requisitos que serão exigidos a empresa concorrente terá que apresentar proposta técnica e capacidade de profissionais, além de experiência na gestão e projeto de expansão dos serviços e melhorias.
Conforme a secretária de saúde Vanessa Funez, em 2017 foram 16 mil atendimentos realizados no hospital, destacando que os munícipes precisam desse atendimento. Nos ESF’s o número foi de 11.196 atendimentos em 2017.
Secretária de Saúde-Vanessa Funez, trabalha na área da saúde no município de Catanduvas há 18 anos.
Últimas notícias
Verão será marcado por temperaturas acima da média em SC
Vocalista da Banda Nave Som faz postagem após acidente com Van na SC-390
Veículos apreendidos no Oeste serão leiloados pela PRF
Confira como foi a votação dos candidatos a vereadores em Catanduvas
Confira os prefeitos e vereadores eleitos na AMMOC