Horário de verão termina no próximo sábado e terá mudanças em 2018
Medida iniciará mais tarde neste ano para não atrapalhar o segundo turno das eleições
Esta semana é a última para quem gosta de aproveitar os dias mais longos. Também é a última para quem detesta esperar até mais tarde o anoitecer. O horário de verão 2017/2018 chegará ao fim no próximo sábado, dia 17, mais precisamente à meia-noite, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
Se quando iniciou o dia ficou mais curto, com a perda de uma hora, no final de semana será ganha uma, já que ao chegar à meia-noite os ponteiros voltarão para as 23 horas.
Além de Santa Catarina, o horário de verão vigora nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O horário de verão está em vigência desde o dia 15 de outubro do ano passado. Com a medida, o Ministério de Minas e Energia reduz o consumo em boa parte do território nacional nos horários de pico, evitando o uso de usinas térmicas. Em 2016 o horário de verão resultou numa economia de R$ 162 milhões aos cofres públicos, segundo o governo.
Menos tempo
Uma mudança de duas semanas foi imposta para o próximo horário de verão. Assinado pelo presidente Michel Temer (PMDB), um decreto estabelece que a próxima medida não vai começar na terceira semana de outubro, mas no primeiro domingo de novembro, com os relógios sendo adiantados em uma hora no dia 4 de novembro de 2018. A mudança foi adotada para impedir que a diferença de horários no Brasil afete o segundo turno das eleições, previsto para o último final de semana de outubro.
Últimas notícias
Verão será marcado por temperaturas acima da média em SC
Vocalista da Banda Nave Som faz postagem após acidente com Van na SC-390
Veículos apreendidos no Oeste serão leiloados pela PRF
Confira como foi a votação dos candidatos a vereadores em Catanduvas
Confira os prefeitos e vereadores eleitos na AMMOC