Rampas de acessibilidade são adequadas no municÃpio
Estão sendo executadas obras de adequação do espaço urbano e das edificações a fim de propiciarem a inclusão de toda a população
De acordo com a NBR 9050 (ABNT,2015), acessibilidade pode ser definida como a possibilidade e condições de alcance, percepção e entendimento pra utilização com segurança e autonomia, de edificações, espaços mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e transporte coletivo.
O objetivo de promover acessibilidade para a população é garantir que toda e qualquer pessoa com necessidade especial ou mobilidade reduzida tenha o direito de transitar por espaços públicos e ou privados, sem que sejam encontradas barreiras arquitetônicas que impossibilitem o gozo desse direito.
As referidas barreiras impeditivas de acesso geram mais do que só um impedimento físico, elas impedem o usufruto por direito dos espaços físicos, e podem propiciar acidentes e causar constrangimento.
“A respeito do mobiliário urbano, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nos últimos anos. Atualmente estão sendo executadas obras de adequação do espaço urbano e das edificações a fim de propiciarem a inclusão de toda a população, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso, incorporando essas pessoas ao convívio social, garantindo a elas o direito de ir e vir.” enfatiza o Engenheiro Civil, Fábio Caron.
Projetos e politicas sociais dessa natureza têm como objetivo melhorar o convívio da sociedade através da exposição da diferença e diversidade humana, além de promover ações que favorecem a redução das desigualdades sociais e segregação de pessoas, facilitando o convívio interpessoal, aceitação e conscientização da sociedade das diferenças humanas, colaborando para o fim das manifestações de constrangimento e preconceito.
Pensando no bem estar e melhores condições para as pessoas que necessitam a Secretaria de Infraestrutura juntamente com a Secretaria de Planejamento, esta realizando adequações em calçadas e faixas de pedestres do nosso município.
“Estamos felizes por proporcionar melhores condições a nossa população que necessita dessas melhorias, desejamos que seja uma reforma positiva e que venha a somar para todos.” Afirma a Secretaria de Planejamento, Marcia Pasquali.
Assessoria
Últimas notícias
Verão será marcado por temperaturas acima da média em SC
Vocalista da Banda Nave Som faz postagem após acidente com Van na SC-390
Veículos apreendidos no Oeste serão leiloados pela PRF
Confira como foi a votação dos candidatos a vereadores em Catanduvas
Confira os prefeitos e vereadores eleitos na AMMOC