Jovens catanduvenses participam de Programa de Intercâmbio do Rotary
Alemanha e México foram os paÃses escolhidos pelos jovens que viverão em três famÃlias distintas.
Intercambistas Renan e Isadora, ao centro, Presidente do Rotary Catanduvas Gislaine Bonatto Tobaldini
Os jovens catanduvenses Isadora Zaccarom e Renan Rosseto Hilário, ambos de 16 anos participam do programa de intercâmbio do Rotary Club.Eles demonstraram interesse no programa desde quando faziam parte do Interact- programa pró-juventude do Rotary, há alguns anos.
Nos países de destino, Isadora e Renan vão passar um ano vivendo em casas de família e estudando nas escolas locais. As famílias que vão receber os estudantes fornecem moradia, alimentação e auxílio na adaptação à nova rotina. O intercambista passa por lares diferentes, ficando cerca de quatro meses em cada família.
Conforme os jovens catanduvenses Isadora e Renan, outra característica do programa é que lá fora eles devem ter uma rotina de envolvimento com atividades relacionadas ao Rotary, como trabalhos sociais e participação em eventos.
A família da intercambista Isadora vê com muito otimismo a proposta do intercâmbio.
“Apesar da grande falta que vamos sentir dela por nunca ter saído de perto da gente, sabemos o quanto está sendo importante para seu crescimento pessoal. Entendemos que além de conhecer um novo país, os seus costumes, a cultura e o aprendizado que ela estará adquirindo vai muito além do que apenas aprender um novo idioma”, disse o pai Dileto Junior Zaccarom que nesta sexta-feira (02) embarca a filha em Florianópolis rumo à Alemanha.
O jovem Renan, que embarca no próximo dia 12 de agosto para o México, relatou que despertou o interesse ainda muito cedo.
“Meu pai sempre incentivou já minha mãe ficava um pouco apreensiva no início, hoje já está bem mais tranquila porque sabe como o programa funciona e que a família de lá vai me receber com todo carinho”, concluiu.
Para a presidente do Rotary Club de Catanduvas Gislaine Bonatto Tobaldini o intercâmbio dos jovens consolida uma etapa importante para o clube local e abre a perspectiva da participação de outros jovens da cidade no Programa de Intercâmbio.
“Estou muito feliz e realizada em acompanhar de perto este grande sonho tornando-se realidade e ansiosa para receber o intercambista Venezuelano que será acolhido por famílias de Catanduvas”, ela deseja sucesso e aprendizado aos jovens catanduvenses.
Conforme a presidente, na quarta- feira (31), o Rotary Club Catanduvas Centro, realizou uma reunião que contou com a presença do governador João Carlos Becker e sua esposa Marli Machado Becker. Um dos assuntos pautados foi o projeto de intercâmbio- Rotary Conecta o Mundo iniciado na gestão 2018/2019 e concretizado na gestão 2019/2020 no Rotary Clube Catanduvas Centro.
O objetivo do intercâmbio
Ser um instrumento de promoção da paz mundial a partir do conhecimento, valorização e respeito à cultura de outros povos. O Rotary Club é uma organização internacional criada em 1905 com o principal propósito de promover o contato e troca de ideias entre profissionais de diferentes áreas, gerando melhorias na sociedade. Entre suas atividades, estão trabalhos sociais e eventos nas comunidades onde estão localizadas as unidades.
Últimas notícias
Verão será marcado por temperaturas acima da média em SC
Vocalista da Banda Nave Som faz postagem após acidente com Van na SC-390
Veículos apreendidos no Oeste serão leiloados pela PRF
Confira como foi a votação dos candidatos a vereadores em Catanduvas
Confira os prefeitos e vereadores eleitos na AMMOC